Seguidores

Impostos sendo arrecadados no Brasil

o céu ganhou mais um anjo

domingo, 18 de março de 2012

O voto é livre não me obrigue a votar Não peça e nem cobre votos !!!


 "Voto obrigatório: a maior contradição da democracia brasileira"


Olá.
Bem, estamos em época de eleição, coisa que me interessa muito e que, sinto muito dizer, mas interessa a você também. Afinal, como eu já disse, é o futuro de nosso país que está em jogo. Não é qualquer coisa.
Já falei muito aqui da importância do voto e vivo batendo nessa tecla em todo post sobre política que eu faço. Maaaaaaas, agora eu venho propor uma reflexão sobre algo que, na minha humilde opinião, é um dos fatores que atrapalha (e muito) o andamento do estado democrático de direito do nosso Brasil.
O voto obrigatório.
O voto obrigatório é adotado no Brasil desde 1932, com o Código Eleitoral de Getúlio Vargas e permanece até hoje. O princípio da lei é bonito: todo cidadão poder ter a oportunidade de escolher seus representantes. Sim, seria muito bonito mesmo se não fosse por um detalhe: a pessoa tem que votar mesmo que não queira. Resultado: vota em qualquer um ou em quem já detém certo poder em uma região ou em quem compra voto.
E vem cá? Que raio de democracia é essa em que a gente é obrigado a fazer alguma coisa? Sim, é verdade que existem as opções de voto branco e nulo. Maaaaaaaaas, será mesmo que é preciso que eu perca tempo indo votar em ninguém? Será que não é melhor eu ocupar meu precioso domingo com outra coisa, já que eu não tô a fim de votar?
Pois é, é isso que eu defendo. Que todo mundo tenha direito a votar sim. Que tenha direito de escolha sim. Maaaaaaas que tenha o direito de escolher não escolher, se for o caso.
E não estou aqui advogando em causa própria. Eu, com certeza, nunca deixarei de votar por saber da importância que é escolher meu representante e quero acompanhar de perto a escolha destes. Maaaaaaas, defendo sim que a pessoa que não se interessa por política ou simplesmente não tá a fim de votar possa optar por não fazê-lo.
Bem, o meu intuito com esse post é levantar a discussão. Se você concorda, podemos começar um movimento de iniciativa popular para aprovarmos o fim da obrigatoriedade do voto, tendo em vista que, conhecendo nossos governantes, essa lei nunca partiria deles. Lembre-se que muitos desses cidadãos são beneficiados pelo simples fato do voto ser obrigatório. Explico: apesar de o voto ser secreto, ainda é possível para muitos políticos conseguir um controle de votos. Com o fim do voto obrigatório, pode até ser que o voto de cabresto e o curral eleitoral não acabe, mas vai diminuir um bocado.
Enfim, se você concorda com o voto obrigatório, pode opinar nos comentários. O que você acha? Será que ainda vale mesmo a pena obrigar a população a votar contra a vontade? Reflitam.
Enquanto a possível lei não é nem discutada, vamos fazer mais um esforcinho e votar direito, com consciência, pesquisando bem a vida dos candidatos e, após a posse, continuar cobrando dele as ações necessárias.
Abraços.                                                                                                                                                        Obs : É muita falta de Educação querer obrigar as pessoas a votarem , pois ao meu ver votar tem de ser espontanio
não obrigue ninguem a votar em seus posts .
Gato Vadio.

3 comentários:

  1. Eu também sou contra a obrigatoriedade do voto; O voto deve ser espontãneo e consciente, inclusive aqui nesta rede. Embora para mim seja uma honra, eu também não exijo que ninguem vote nem me siga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia meu querido amigo J Aparecido .
      Amigo olha sendo nois um pais que se diz democrata não teriamos que votar por obrigação e sim por vontade propia, mais como a vida imita a arte aqui tambem existe os coroneis impondo a nois a obrigação de votar olha em meus recados a toda hora tem gente me obrigando a ir votar isso eu acho um absurdo pois é sempre bom ter postagens bem votada mais por vontade e não obrigação .
      Amigo abraços e um maravilhoso domingo e familia.

      Excluir
  2. Olá obrigar a votar é claro muitos não sabem em quem votar ai qualquer um ganha e entra pra fazer o que bem entendem.essa é a JOGADA.precisamos votar com responsabilidade,chega de tantas falcatruas.olha o prefeito.que esta fazendo,tirando o pouco.que os catodores de papel ganham.é de mais.

    ResponderExcluir

Seu cometário foi muito importante e será guardado. Obrigado.

Diga Não

Diga Não

Arquivo do blog

Vivemos nesse país.

Vivemos nesse  país.
Esperamos melhoras

Postagens populares

Minha lista de blogs

Total de visualizações de página

Hino dos politicos deste nosso país dos canalhas

Convenção dos honestos contra nossos politicos ladrões.