Seguidores

Impostos sendo arrecadados no Brasil

o céu ganhou mais um anjo

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Deputado Jair Bolsonaro destila mais estudidez em discurso na Câmara

Bolsonaro: 'Se o seu negócio é amor com homossexual, assuma' (Carlos Moura/CB/D.A Press )
Bolsonaro: "Se o seu negócio é amor com homossexual, assuma"

Reincidente em disparar frases preconceituosas sob medida para agradar ao eleitorado de extrema direita, o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) usou ontem (24) a tribuna da Câmara dos Deputados para questionar a orientação sexual da presidente Dilma Rousseff. Ao atacar a campanha elaborada pelo governo para combater o preconceito contra homossexuais, Bolsonaro afirmou que Dilma deveria assumir seu “amor por homossexual”. “Dilma Rousseff, pare de mentir. Se gosta de homossexual, assuma. Se o seu negócio é amor com homossexual, assuma, mas não deixe que essa covardia entre nas escolas do primeiro grau”, disse o deputado. As declarações do parlamentar constrangeram colegas que estavam no plenário da Casa e fez juristas pedirem a aplicação de punições pelo Conselho de Ética da Casa.

Mais tarde, o parlamentar tentou amenizar a fala negando que tivesse falado sobre as preferências sexuais da presidente. Segundo Bolsonaro, ele teria se referido ao amor de Dilma pela causa homossexual. Não é a primeira vez que o deputado carrega além do limite nas declarações para, logo depois, recuar do que disse em público. Em março deste ano, quando questionado pela cantora Preta Gil sobre o que faria se seu filho se relacionasse com uma mulher negra, Bolsonaro destilou intolerância. “Preta, não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja”, disse.

A declaração valeu a abertura de um processo no Conselho de Ética da Câmara, por quebra de decoro parlamentar. Bolsonaro disse não ter entendido a pergunta da cantora e acabou absolvido, em junho. Livre de punição, voltou à carga no mesmo dia. “Nenhum pai teria orgulho de ter um filho gay. Sou um parlamentar com P maiúsculo, não com H minúsculo de homossexual”, discursou.

Processo
O PT anunciou que entrará com nova representação para investigar a conduta do deputado no discurso de ontem. “Ele não pode usar a imunidade parlamentar para delinquir”, criticou o líder petista na Casa, Paulo Teixeira (SP). Para juristas e deputados, uma punição severa ao parlamentar dicilmente prosperaria por causa da imunidade parlamentar. “Ele tem direito à imunidade parlamentar garantido pela Constituição. Pode falar esse tipo de coisa, por mais absurda que seja”, disse o presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PSD-BA).

O ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello classificou a atitude como abusiva: “O que ocorreu é um abuso de retórica inconcebível porque beira a agressão gratuita”. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, defendeu que a imunidade parlamentar não comportaria “agressões” e que ele está sujeito a sofrer processos por injuria e difamação. “Não se trata de discriminação ou preconceito, mas é uma agressão gratuita, mal educada e que não se compatibiliza com a dignidade que se espera de uma pessoa pública”, critica Ophir Cavalcante.

PMDB vai à tevê com Dilma e Lula
O programa do PMDB foi ao ar na noite de ontem com participações da presidente Dilma Rousseff e de Lula. Foi a primeira vez que Dilma apareceu em uma gravação da legenda. A produção, ancorada pelo ator Milton Gonçalves, trouxe caciques peemedebistas como Valdir Raupp, Renan Calheiros, Romero Jucá e Henrique Eduardo Alves. Ele ecoaram metas do governo federal, como o combate à pobreza. O partido aproveitou o espaço para trabalhar a imagem de Gabriel Chalita para a eleição à prefeitura de São Paulo. No intuito de evitar contestações judiciais, Dilma não gravou participação especial para o programa — a legenda exibiu um trecho do discurso dela feito em encontro do partido. (Júnia Gama)

Colaborou Júnia Gama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu cometário foi muito importante e será guardado. Obrigado.

Diga Não

Diga Não

Arquivo do blog

Vivemos nesse país.

Vivemos nesse  país.
Esperamos melhoras

Postagens populares

Minha lista de blogs

Total de visualizações de página

Hino dos politicos deste nosso país dos canalhas

Convenção dos honestos contra nossos politicos ladrões.