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quinta-feira, 24 de novembro de 2011

23/11/2011 18h56 - Atualizado em 23/11/2011 20h06 Imprudência é principal causa de acidentes em rodovias, diz estudo

O comportamento imprudente do motorista é o principal causador de acidentes nas rodovias federais do Brasil. É o que aponta um estudo realizado pelo Núcleo CCR de Infraestrutura e Logística da Fundação Dom Cabral, com dados dos anos 2005 a 2009, e divulgado nesta quarta-feira (23) em São Paulo.
Segundo o professor Paulo Resende, coordenador da pesquisa, essa conclusão partiu do levantamento dos tipos de acidentes registrados nesse período em 533 trechos de estradas brasileiras, totalizando 25 mil km de vias. Os dados foram levantados junto à Polícia Rodoviária Federal e concessionárias.
Ocorrências como colisão, abalroamento (mudança de faixa com choque lateral) e saída de pista, que respondem respectivamente por 37,45%, 22,34% e 16,35% de todos os casos de acidentes em 2009, são considerados imprudência do motorista pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Dos 10 trechos com maior número de acidentes, dois deles ficam em São Paulo: a Rodovia Castello Branco (SP 280) e a Rodovia Presidente Dutra (BR 116-SP). Para Resende, fatores como alta velocidade, excesso de confiança, manobras perigosas e falta de experiência ao volante são os grandes responsáveis por ocorrências com feridos e mortos em rodovias públicas e privadas no período analisado.
Qualidade das rodoviasA pesquisa aponta que, entre 2005 e 2009, o número total de acidentes com feridos diminuiu 10,4% nas rodovias privadas. Porém, nas rodovias públicas, esse índice subiu 12,08% no mesmo período. Em acidentes com mortes, entre 2005 e 2009, os índices permaneceram mais ou menos os mesmos: cerca de 6% nas ocorrências aconteceram em rodovias públicas e aproximadamente 3% em rodovias privadas.
Contudo, para Resende, não existe a possibilidade técnica de comprovar que uma determinada rodovia é mais perigosa que a outra. "Os acidentes acontecem porque, em uma estrada com melhores condições de tráfego, o comportamento do motorista é de imprimir velocidade". "Já em uma estrada precária, de pista única, menos movimentada, o motorista acha que consegue fazer uma ultrapassagem arriscada por conhecer a rodovia", completa Resende.
Para o pesquisador, o comportamento do brasileiro precisa ser adequado nos dois casos. "O motorista precisa começar a conviver com estradas boas e ter responsabilidade nas estradas ruins".

3 comentários:

  1. As vezes a condição da via não tem nada a ver com a quantidade de acidentes. O condutor tem que valorizar mais a prórpia vida e se arriscar menos só então veremos mudança na atual situação do trânsito brasileiro.

    Abraços

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  2. Sou obrigado a concordar que nossas rodovias, ruas e avenidas são esburacadas, mal sinalizadas, etc., etc. Por isso mesmo é que temos que temos que ser mais cuidadosos ao volante dos nossos automóveis, caminhões, ônibus, etc., etc.

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  3. Boa noite, meu caro amigo PC!!!
    Meu amigo, o motorista brasileiro tem que aprender a ter mais responsabilidade no trânsito, não se pode jogar com a vida dos outros... Ontem vi pela TV em uma reportagem sobre o nosso transito, dá para ficar assustado com o que certos motoristas fazem nas estradas, verdadeiros absurdos, jogando com a própria vida e com a vida dos outros. Um pouco de disciplina não faz mal a ninguém e a vida agradece!
    Bela postagem meu amigo, valeu!!!
    Tenha uma noite maravilhosa e abençoada!!!
    Grande abraço e muita paz!!!

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