Seguidores

Impostos sendo arrecadados no Brasil

o céu ganhou mais um anjo

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Petrobras não tem gás para vender, diz Gabrielli


O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, disse nesta terça-feira (22), em Brasília, que a estatal não tem como assinar novos contratos para fornecer gás. Ele afirmou que não tem mais gás para disponibilizar no mercado e que não há prazo para a retomada da venda.
“Só posso vender gás se eu tiver gás. Se nós não tivermos certeza que temos gás, não vamos vender. Não posso vender o que eu não tenho”, disse Gabrielli.
O presidente da Petrobras afirmou que os contratos antigos estão garantidos, mas que não há como assumir novos acordos. Essa situação pode afetar as termelétricas que serão licitadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica em dezembro e que entram em operação em 2016.
Gabrielli explicou que precisa do gás para a exploração do pré-sal. “À medida que você não sabe qual é a proporção de gás que você vai injetar para produzir petróleo, você não sabe a proporção de gás que você tem para disponibilizar para o mercado. Portanto, eu não tenho gás hoje para ofertar para 2016, ponto”.
Especialistas receberam a notícia com uma certa preocupação.
“Gás para residência, para indústria não vai faltar. Agora não vai ter uma expansão. Todo mundo imaginava um maior consumo de gás, tanto no residencial quanto no industrial, e parece que até 2016 a gente vai ficar com o consumo de gás meio congelado”, diz o economista e professor da UFRJ, Adriano Pires.
“Ruim disso é que outras fontes de energia em geral envolvem usinas mais sujas do que usinas a gás. Então tem o perigo de ter usinas gerando com óleo combustível, com carvão, que são mais poluentes que o gás”, afirma o direntor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, Rafael Schechtman.
Veja o site do Jornal da Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu cometário foi muito importante e será guardado. Obrigado.

Diga Não

Diga Não

Arquivo do blog

Ocorreu um erro neste gadget

Vivemos nesse país.

Vivemos nesse  país.
Esperamos melhoras

Postagens populares

Minha lista de blogs

Total de visualizações de página

Hino dos politicos deste nosso país dos canalhas

Convenção dos honestos contra nossos politicos ladrões.